Impressões duma cidade quente e agitada, que cria momentos de paz nos parques e mesquitas amplas e nos cânticos que ecoam dos minaretes.
Houve o choque de culturas, que não foi choque, foi surpresa e olhares furtivos de espanto. Houve a aceitação das mesquitas e o sentir a calma que proporcionam à alma. Houve o apreciar de todas as coisas que são diferentes, mas boas. Houve passeios em Sultanahmet e people watching, como os locais. Houve chá turco e banho turco e massagem turca. Houve museus e palácios e arquitectura e praia. Houve comer bem e comer ainda melhor. Houve compras e bazares e regatear e aprender a fazer negócio. Houve gatos vadios, muitos, e pulgas, e cães, menos. Houve o caos do trânsito e a incapacidade de respeitar filas. Houve as melodias dos minaretes a horas certas do dia e o sorriso nessa beleza calma. Houve o querer continuar a explorar os recantos da Constantinopla perdida quando os dias chegaram ao fim… não querer partir.